Новости сегодня

Новости от TheMoneytizer

Híbrida, picape Maverick faz 17 km/l em trânsito urbano

Utilitário da Ford tem ótima dirigibilidade, mas oferece poucas tecnologias de auxílio à condução. Confira avaliação em texto e vídeo

Importada do México, a Ford Maverick Hybrid tem o mesmo preço da versão a gasolina

Com a chegada da F-150, a Ford se consolidou como a marca com o maior portfólio de picapes no país. É uma situação de momento, pois Chevrolet e Fiat preparam o troco com a chegada da Silverado e da Titano. No entanto, a empresa que comercializa a Ranger saiu na frente com a primeira opção híbrida, o que esses concorrentes ainda não estão prevendo para o mercado brasileiro.

A propulsão que une um motor a gasolina a um elétrico não é novidade para a Ford, que já comercializou mais de 1 milhão de híbridos desde 2005. Inclusive, o fabricante foi pioneiro no país com o Fusion Hybrid. Porém, no universo das picapes a Maverick é a precursora dessa tecnologia.

Acompanhe as impressões a bordo da picape

Diferentemente do que acontece com Ranger e F-150, esse utilitário tem uma construção no estilo monobloco, como um carro de passeio, enquanto as outras duas possuem carroceria montada sobre chassi. Dessa forma, como a própria marca declara, é um veículo mais urbano - sem grandes pretensões off-road.

Essa é a segunda opção da Maverick no país, mas que tem o mesmo preço: R$ 244.890. A configuração que chegou há um ano utiliza um motor 2 litros turbo que entrega 253 cv de potência e tem tração integral sob demanda, mas sem reduzida. Ou seja, um sistema que atende mais para melhorar a aderência do que para ultrapassar obstáculos.

Nessa nova aposta, a Ford oferece um modelo que tem um bom desempenho e que agrega uma ótima autonomia, que pode ultrapassar 800 quilômetros com um tanque (57 litros). Em conjunto, o motor 2.5 litros - que trabalha no ciclo Atkinson - e o propulsor elétrico entregam 194 cv de potência e 21,4 kgfm de torque.

Esse último rendimento pode parecer pouco, principalmente quando comparado com os 38,7 kgfm da outra versão, mas graças a rapidez de entrega da máquina elétrica o resultado satisfaz. Tanto que a Maverick híbrida acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, mesmo pesando 2.359 kg. Mérito também da transmissão, que é do tipo CVT onde estão integrados o motor de tração elétrico e também um gerador. Para completar, os pneus são de baixo atrito.

Maverick na prática
O resultado mais esperado é relativo à eficiência energética e ele surpreende: 15,7 km/l em trânsito urbano e 13,6 km/l em rodovias, de acordo com o Inmetro. Na avaliação que fiz por 400 quilômetros em Salvador, a média foi melhor 17 km/l e, em estradas de São Paulo, o consumo foi de 15,4 km/l. Híbridos normalmente rendem melhor em trechos urbanos, onde a regeneração de energia é maior, principalmente pela recuperação em frenagens.


A Maverick oferece uma ótima dirigibilidade, apesar da posição vertical de direção, a tocada lembra a de um bom sedã. Mérito do conjunto de suspensões bem calibrado. A dianteira é independente, do tipo McPherson, com amortecedores com “stop” hidráulico. A de trás é formada por eixo de torção e molas de força vetorada.

Além de ser boa de guiar, a picape tem cabine ampla e a caçamba tem capacidade para 938 litros. Só não confunda espaço com capacidade de carga. Apesar das dimensões, essa caminhonete leva no máximo 659 kg a bordo - contando cabine e caçamba.

A caçamba pode acomodar até 938 litros e a picape tem capacidade para 659 kg de carga

Com 5,07 metros de comprimento, um item faz bastante falta: alerta de ponto cego, principalmente para o motorista que está migrando de categoria. Esse é o ponto fraco da picape, que também não tem sensores de estacionamento na frente e atrás. Neste quesito, só conta com uma câmera de ré. Fica devendo ainda um piloto automático adaptativo. Minimiza a equação o aviso de colisão frontal, com frenagem autônoma de emergência, e o farol automático, que faz a comutação de acordo com a iluminação externa.

Sem recarga externa
O modelo adotado da Maverick não tem recarga externa. O próprio sistema é responsável por abastecer a bateria que fornece carga para o motor elétrico. Ela ainda é suprida pela regeneração promovida pelas frenagens.

Essa bateria é composta por células de íons de lítio, tem capacidade de 1,1 kWh e potência máxima de 27 kW. Ela pesa 27 kg, conta com um sistema de arrefecimento líquido e é extremamente compacta, o que possibilita sua instalação sob o assoalho sem interferir no espaço da cabine.

A bateria convencional foi instalada abaixo do banco traseiro, liberando espaço na dianteira para o motor elétrico.

*O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA FORD
 

Читайте на 123ru.net


Новости 24/7 DirectAdvert - доход для вашего сайта



Частные объявления в Вашем городе, в Вашем регионе и в России



Ru24.net — ежеминутные новости с ежедневным архивом. Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. "123 Новости" — абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию. Ru24.net — облегчённая версия старейшего обозревателя новостей 123ru.net. Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть —онлайн с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии. Ru24.net — живые новости в живом эфире! Быстрый поиск от Ru24.net — это не только возможность первым узнать, но и преимущество сообщить срочные новости мгновенно на любом языке мира и быть услышанным тут же. В любую минуту Вы можете добавить свою новость - здесь.




Новости от наших партнёров в Вашем городе

Ria.city

Историческая Россия и стимпанк: INDIKA выйдет на несколько дней раньше

Представители подмосковного МСБ получили льготные займы на 10 млрд рублей в 2023 году

Дипломаты арабских стран покинули СБ ООН во время выступления постпреда Израиля

Аналитики выяснили, что спрос на автокредиты за год увеличился на 35%

Музыкальные новости

«Телефон доверия»

Дети с ограниченными возможностями здоровья посетили курорт «Манжерок»

«Вспыльчивый очень»: Лоза объяснил агрессивное поведение Лепса на концерте

Если ты не поступил в колледж или вуз

Новости России

В Татарстане риэлторы с одной сделки зарабатывают 92,1 тыс. рублей

Дипломаты арабских стран покинули СБ ООН во время выступления постпреда Израиля

Невыносимый контроль: названы три самых требовательных знака зодиака

Синоптики предупредили москвичей о дожде и порывах ветра 19 апреля

Экология в России и мире

Американский турист приехал в Россию и был удивлён

Минфин РФ: отсутствие интероперабельности - это препятствие к использованию ЦФА в международных расчетах

В Гостином дворе прошел форум «Мы вместе. Спорт»

«Мифы и реальность: что нужно знать о донорстве»

Спорт в России и мире

Касаткина вошла в десятку Чемпионской гонки WTA

Александрова проиграла Жабер в первом круге турнира WTA в Штутгарте

WTA отреагировала на суперкамбэк Елены Рыбакиной

Россиянка Вероника Кудерметова вышла во второй круг турнира в Штутгарте

Moscow.media

Шапки женские на Wildberries — скидки от 398 руб. (на новые оттенки)

Серые дилеры привезли кроссовер Kia Sportage в Россию

«Системный софт» и производитель low-code платформы Scalaxi заключили соглашение о партнерстве

Шихан Куштау, Башкирия, апрель 2024 года.







Топ новостей на этот час

Rss.plus





СМИ24.net — правдивые новости, непрерывно 24/7 на русском языке с ежеминутным обновлением *