Новости сегодня

Новости от TheMoneytizer

Festa, procissões e serviços: programação da trezena de Santa Dulce é divulgada

Ações de saúde e cidadania serão promovidas por Osid e Prefeitura durante o evento

Missas diárias, procissões, festas, inauguração de galeria, atendimento médico gratuito e serviços de saúde e cidadania. Essas são algumas das atividades da trezena de Santa Dulce dos Pobres, que acontece de 1° a 13 de agosto. A programação, que integra a religiosidade a ações sociais, foi divulgada nesta sexta-feira (26) pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e a Prefeitura de Salvador.

Na abertura, no dia 1°, vai haver duas inaugurações. A primeira é da Galeria Santa Dulce dos Pobres, que terá 514 metros e será a maior galeria de fé católica do Brasil. A segunda é do memorial provisório da santa, que vai abrigar todo acervo dela. Procissão é o que no vai faltar. No dia 4 de agosto, a tradição se inicia com a Procissão dos Arcos, que sai do Bonfim rumo ao santuário, no Largo de Roma. 

No dia 6 de agosto, tem a Procissão da Memória, que parte do santuário em direção a Igreja de Nossas Senhora da Conceição da Praia. No dia 13, dia oficial da santa, vai haver ainda a Procissão Luminosa, que começa no cair da noite, sai do santuário e vai até a Basílica do Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada. A imagem da santa ainda vai passar por trezes pontos das capital durante toda a trezena.


Presente no anúncio da programação, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) destacou que o evento é divulgado três meses antes para atrair o máximo possível de devotos e peregrinos. "Temos uma possibilidade concreta de estimular o turismo religioso. Esse é o objetivo, a gente divulga com antecedência por ter certeza que devotos e peregrinos vão se mobilizar para estar", fala o gestor em coletiva de imprensa.

Se os devotos de fora são esperados, quem vive aqui já é figura garantida nos dias de celebração da trezena em agosto. Ione Chaves, 63 anos, diz que não vai perder um dia sequer da festa. "Eu estou aqui toda semana em missa normal, imagine na celebração da minha santa. Não vou perder um dia, quero estar em tudo e participar das missas, procissões e, quem sabe, até ajudar na Quermesse que vai acontecer", conta Ione, sem esconder a empolgação.

Ione quer ir a todos os dias da trezena (Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

Quermesse e serviços

Na Quermesse, serão organizadas barracas com vendas de produtos para arrecadar fundos que vão ser destinados a Osid. Vai haver ainda um  espaço infantil com atividades recreativas, peças teatrais e atrações musicais. Tudo para atrair devotos e ajudar a seguir com o propósito principal de Santa Dulce, que era o zelo com os mais pobres e a assistência médica e social. Tarefa que vai ter apoio da Prefeitura.

Nas ações de saúde promovidas pela gestão municipal, vai haver aferição de pressão, medição glicemia, aplicação de vacinas e atendimentos de médico clínico. Nas ações de saúde, vai ter atualização de Cadastro Único (CadÚnico), serviços do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

A cuidadora de idosos Iracema Veiga, 51, é devota desde pequena, quando ia ao santuário com a mãe. Mesmo morando no Cabula, aparece toda semana na igreja para acompanhar uma missa e é outra figura garantida da trezena. "Se tem um espaço, eu tô aqui. Na festa dela, então, é que vou estar mesmo para cada missa, procissão e na Quermesse também.  Estava vendo até aqui como faz para ser voluntária durante a festa", fala.

Maria Rita, superintendente da Osid e sobrinha de Santa Dulce, diz que a expectativa da organização é otimista como as dos devotos. "Esperamos um grande número de devotos, não só daqui como de todo Brasil.  A expectativa é muito grande e aumenta pelo fato da prefeitura abraçar e acolher essa festa que vai trazer uma força para o turismo religioso. É uma alegria poder festejar a primeira santa brasileira, fazer um tributo a ela", destaca.

Bruno Reis também ressaltou o potencial da festa de Santa Dulce e lembrou que essa é a primeira vez que a festa litúrgica vai acontecer em uma dimensão alinhada com a grandeza da figura da santa. "Em 2019, na canonização, a gente já pensava em uma festa grande para celebrá-la, mas a pandemia chegou. [...] Só agora, em 2023, que podemos nos programar e com antecedência anunciar as homenagens a ela, como estamos fazendo no aniversário dela", completou o gestor.

A imagem de Santa Dulce dos Pobres vai ficar por 24h em 13 pontos da capital durante a trezena. São eles: Farol da Barra, Rio Vermelho, Praça Cairu, Praça Municipal, Terreiro de Jesus, Santo Antônio Além do Carmo, Cajazeiras, São Tomé de Paripe, Praça da Revolução, Liberdade, Alagados, Itapuã e Capelinha.

Veja os detalhes da programação:

Missa todos os dias, no Santuário Santa Dulce dos Pobres, 7h, 8h30, 12h e 17h

1º de agosto - Inauguração da Galeria Santa Dulce dos Pobres
1º de agosto - Abertura do Memorial Provisório
4 de agosto - Procissão dos Arcos, saindo do Bonfim até o Santuário Santa Dulce dos Pobres. Transmissão ao vivo da peregrinação a partir das 10h
5 de agosto - Carreata saindo do Centro de Convenções, às 15h, até o Santuário Santa Dulce dos Pobres
6 de agosto - Procissão da Memória, saindo do Santuário Santa Dulce dos Pobres até a Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia
10, 11 e 12 de agosto - Tríduo
12 de agosto - Vigília 
13 de agosto - Missa Campal no Largo de Roma
13 de agosto - Concentraço para o Terço no Largo de Roma
13 de agosto - Procissão Luminosa, percorrendo parte do Caminho da Fé, sando do Largo de Roma até a Basílica do Senhor do Bonfim

Quermesse - de 1º a 13 de agosto no Largo de Roma

Читайте на 123ru.net


Новости 24/7 DirectAdvert - доход для вашего сайта



Частные объявления в Вашем городе, в Вашем регионе и в России



Ru24.net — ежеминутные новости с ежедневным архивом. Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. "123 Новости" — абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию. Ru24.net — облегчённая версия старейшего обозревателя новостей 123ru.net. Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть —онлайн с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии. Ru24.net — живые новости в живом эфире! Быстрый поиск от Ru24.net — это не только возможность первым узнать, но и преимущество сообщить срочные новости мгновенно на любом языке мира и быть услышанным тут же. В любую минуту Вы можете добавить свою новость - здесь.




Новости от наших партнёров в Вашем городе

Ria.city

Синоптик Вильфанд: аномальное тепло ожидается в Москве в начале апреля

Коридор затмений до 8 апреля: как правильно загадывать желания

Telegram-канал Mash: ведущий Куличков попал в больницу с инсультом в Подмосковье

«Неприменение смертной казни – это заблуждение»

Музыкальные новости

Раньше срока. Собянин: новая развязка улучшит движение для 600 тыс. человек

Шапки женские вязаные на Wildberries, 2024 — новый цвет от 392 руб. (модель 466)

Выставка военных фотокорреспондентов и художника Росгвардии «СВОй VZгляд» открылась в Москве

«Отрешенность от РФ»: адвокат объяснил молчание Пугачевой о теракте в «Крокусе»

Новости России

В России и Белоруссии прекратили розыск Mellstroy

Аэропорт перейдет на весенне-летнее расписание

В Москве арестован директор структурного подразделения «Росатома» по делу о взятке

Французские спецслужбы рекомендовали отменить церемонию открытия Олимпийских игр

Экология в России и мире

Весна идёт, весне дорогу, уже расстаяли снега????

Выпуск ЦФА на платформе «Атомайз» поможет снизить нагрузку на экологию

Jean Paul Gaultier весна-лето 2024

Шапки женские вязаные на Wildberries, 2024 — новый цвет от 392 руб. (модель 466)

Спорт в России и мире

Чесноков оценил шансы Александровой в борьбе за выход в финал турнира WTA в Майами

«Бомж» Дарья передает всем привет»: Касаткина ответила на слова Винер

Теннисист Медведев вышел в полуфинал турнира в Майами, обыграв Харри

Азаренко вышла в полуфинал турнира WTA-1000 в Майами

Moscow.media

В Петербурге перекрыли канал нелегальной миграции

«Байкал Сервис» запустил выгодный коробочный прайс для поставщиков Вайлдберриз

Федеральный девелопер: ЦФА позволят легко и просто накопить квадратные метры и "обернуть" их в квартиру

На Урале будут судить виновника ДТП с микроавтобусом, в котором ехала группа учителей







Топ новостей на этот час

Rss.plus





СМИ24.net — правдивые новости, непрерывно 24/7 на русском языке с ежеминутным обновлением *