Добавить новость
World News
Новости сегодня

Новости от TheMoneytizer

“Brasil está menos calado, mas ainda longe de estar cuidado”, diz criador da campanha Janeiro Branco sobre saúde mental

O “Janeiro Branco” é uma campanha nacional dedicada à promoção da saúde mental. O objetivo é sensibilizar a população para a importância do bem-estar psicológico e estimular a busca por cuidados especializados quando necessários. Dados recentes mostram que o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada, o que equivale a cerca de 18 milhões de brasileiros.

A depressão também é uma preocupação crescente, agravada pelo impacto da pandemia de Covid-19, que levou a um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A campanha entra nessa conjuntura de mundo acelerado, conflituoso, exaustivo para falar de paz!

A iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. Em entrevista ao Jornal Opção, ele, que também é presidente do Instituto de Desenvolvimento Humano Janeiro Branco (IDHJB), disse que em 2026 a campanha se organiza em torno do tema: Paz. Equilíbrio. Saúde Mental. “Não como palavras soltas ou mensagens motivacionais vazias, mas como uma convocação ética, social e coletiva”.  

Segundo o criador da campanha, “vivemos um momento crítico e, ao mesmo tempo, revelador. O sofrimento psíquico aumentou, os índices de ansiedade, estresse e depressão são alarmantes, mas o silêncio diminuiu”. Ainda segundo Leonardo Abrahão, hoje há mais consciência social e mais espaço para o debate público.

“Ainda assim, seguimos atrasados na transformação estrutural das condições que adoecem a população. O Brasil está menos calado, mas ainda longe de estar cuidado”, complementa.

Sobre tabus referentes à saúde mental, o psicólogo diz que ainda há muitos. Há pessoas que acreditam na ideia que de o sofrimento emocional é fraqueza, falta de fé, de esforço ou de resiliência:

“Falar de saúde mental ainda gera medo, julgamento e silenciamento, especialmente, em ambientes familiares, escolares e de trabalho. O Janeiro Branco existe exatamente para enfrentar esses tabus, qualificar o debate e ampliar a compreensão social de que saúde mental é parte da vida, e não uma exceção”.

Leonardo Abrahão é o idealizador do “Janeiro Branco” | Foto: Arquivo Pessoal

O que trava uma saúde mental de qualidade?

Fatores como desigualdade social, insegurança financeira, jornadas exaustivas, relações abusivas, violência simbólica e concreta, solidão, hiperconexão sem vínculos reais, ausência de políticas públicas consistentes e culturas organizacionais tóxicas atrapalham a saúde mental, segundo o psicólogo.

Ainda segundo Leonardo, quaisquer alterações persistentes no sono, no humor, no apetite, na concentração e na capacidade de sentir prazer são sinais de alerta. Assim como irritabilidade constante, sensação de vazio ou mesmo perda de esperança.

“O adoecimento não nasce do indivíduo isolado, mas das condições de vida que uma sociedade produz, tolera ou naturaliza”.  

Cuidar da saúde mental exige três frentes inseparáveis: autocuidados reais, atitudes institucionais responsáveis e políticas públicas eficazes.

“Buscar ajuda, fortalecer vínculos, respeitar limites, humanizar relações de trabalho, investir em educação emocional e exigir direitos sociais não são escolhas individuais isoladas” é o que recomenda Leonardo Abrahão.

O Janeiro Branco, enquanto campanha, existe para reforçar essa consciência coletiva: saúde mental é uma construção social contínua, não uma tarefa solitária.

Realidade em Goiás

Pesquisas recentes realizadas mostram que a Rede de Atenção Psicossocial tem crescido, mas de forma desigual — com regiões ainda com fraco acesso e uma cobertura muito abaixo da média nacional.

Rede de Atenção Psicossocial (RAP) | Foto: Divulgação/Sindsaúde-GO

“Isso revela a necessidade urgente de investimento contínuo em políticas públicas, que fortaleçam o suporte psicossocial, uma das maneiras mais eficazes de se investir na saúde mental de uma população”, afirma o presidente do IDHJB.

Na concepção dele, que lidera a campanha nacional “Janeiro Branco” há 12 anos, é preciso ampliar os atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Além de interiorizar o acesso com continuidade, fortalecer equipes, integrar melhor os serviços e investir em prevenção e promoção ao longo do ano, com prioridade especial para crianças e adolescentes.

“Cuidados em saúde mental pedem políticas públicas em todas as esferas da vida, porque saúde mental é uma matemática transversal: depende da soma entre educação, trabalho, segurança, cultura, assistência social e condições dignas de convivência. Só assim a saúde mental dos indivíduos encontra bases reais para florescer em paz e equilíbrio”, finaliza Leonardo Abrahão.

Leia também:

Levantamento aponta que Goiás lidera casos de suicídio no Centro-Oeste

Setembro Amarelo: prevenção do suicídio passa pelo cuidado com a saúde mental dos idosos

O post “Brasil está menos calado, mas ainda longe de estar cuidado”, diz criador da campanha Janeiro Branco sobre saúde mental apareceu primeiro em Jornal Opção.

Читайте на сайте


Smi24.net — ежеминутные новости с ежедневным архивом. Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. Абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию. Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть —онлайн с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии. Smi24.net — живые новости в живом эфире! Быстрый поиск от Smi24.net — это не только возможность первым узнать, но и преимущество сообщить срочные новости мгновенно на любом языке мира и быть услышанным тут же. В любую минуту Вы можете добавить свою новость - здесь.




Новости от наших партнёров в Вашем городе

Ria.city
Музыкальные новости
Новости России
Экология в России и мире
Спорт в России и мире
Moscow.media






Топ новостей на этот час

Rss.plus





СМИ24.net — правдивые новости, непрерывно 24/7 на русском языке с ежеминутным обновлением *