Ex-piloto que mandou adolescente para a UTI acumula denúncias no DF
O soco que levou um adolescente de 16 anos à UTI foi apenas o episódio mais recente envolvendo Pedro Arthur Turra Basso, de 19 anos, ex-piloto da Fórmula Delta. Após a repercussão do caso, vieram à tona ao menos outras três ocorrências policiais no Distrito Federal, incluindo agressões, briga de trânsito e denúncia de coação contra uma adolescente.
O conjunto de episódios reforça um histórico de violência atribuído ao jovem. O episódio mais grave, o único no qual Pedro responde por tentativa de homicídio, ocorreu na noite de quinta-feira, 22, na Rua 6 de Vicente Pires.
Segundo o registro policial, a confusão começou quando Pedro arremessou um chiclete mascado em um amigo da vítima. Ao tentar defender o colega, o adolescente teria reagido. Imagens mostram Pedro desferindo um soco no jovem, que caiu, bateu a cabeça em um carro estacionado e perdeu os sentidos, sendo encaminhado à UTI.
O ex-piloto foi preso em flagrante pela 38ª Delegacia de Polícia (Vicente Pires), mas teve liberdade provisória concedida após audiência de custódia no sábado, 24. A Justiça fixou fiança de R$ 24 mil, paga pelo investigado, que responde em liberdade.
Em depoimento à PCDF, Pedro afirmou que não teve intenção de ferir o adolescente e alegou que tentava “apartar uma briga”. Com a repercussão, ele foi desligado da equipe da Fórmula Delta na segunda, 26.
Histórico
Antes do episódio de Vicente Pires, Pedro já tinha ocorrência policial. Em 28 de junho de 2025, na 21ª Delegacia de Polícia (Águas Claras), ele teria agredido um jovem em uma praça após um desentendimento antigo envolvendo sua então namorada.
De acordo com o relato, após cerca de 10 minutos de conversa, Pedro disse que “estava tudo certo”. Quando a vítima virou de costas, levou um soco na costela, caiu e sofreu um golpe de mata-leão.
A agressão teria continuado por aproximadamente cinco minutos, sendo interrompida por amigos do piloto. O caso segue sob investigação. Com a exposição do caso mais recente, novas denúncias e episódios antigos foram relatados à polícia por pessoas que reconheceram o investigado ou se sentiram encorajadas a procurar as autoridades.
Uma das denúncias envolve uma adolescente de 17 anos, que afirma ter sido coagida a ingerir bebida alcoólica durante uma festa no Jockey Club, em junho de 2025. Segundo o relato, a jovem, amiga de infância da namorada de Pedro, se recusava a beber, mas teria sido pressionada a ingerir vodca.
Ainda conforme a denúncia, outras pessoas teriam segurado o braço da adolescente, que foi encurralada. O episódio foi registrado em vídeo e anexado à investigação. A conduta pode se enquadrar no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê pena de dois a quatro anos de reclusão, além de multa.
A quarta ocorrência diz respeito a uma briga de trânsito em 19 de julho de 2025, em Águas Claras. O boletim, registrado na 21ª DP (Taguatinga Sul), aponta envolvimento de três veículos: um Chevrolet Prisma (da vítima), um Porsche e um Fiat Fastback, ocupados por Pedro, a namorada e outros dois homens.
Após o acidente, os ocupantes do Porsche e do Fastback seguiram a vítima até o condomínio, bloquearam a entrada e impediram o acesso à residência. Durante a confusão, Pedro teria dado ao menos três tapas no rosto de um homem de 49 anos.
Em vídeo, ele afirma que agrediu a vítima por suposta ofensa à namorada e ordena, em tom de ameaça: “Pede desculpas para ela”. Apesar dos pedidos da namorada para cessar a agressão, Pedro continuou avançando, enquanto a vítima segurava uma barra de ferro para se defender.
O caso foi registrado como conflito de trânsito com vias de fato, sem lesão corporal. O Jornal Opção não conseguiu localizar a defesa do ex-piloto.
Leia também: Adolescente agredido por piloto sofre parada cardíaca de 12 minutos e segue em coma na UTI
O post Ex-piloto que mandou adolescente para a UTI acumula denúncias no DF apareceu primeiro em Jornal Opção.