A importância da palavra “não”
É das primeiras palavras que aprendemos logo em bebés. O “não” acompanha-nos pela vida fora e nem sempre é justo.
É das primeiras palavras que aprendemos logo em bebés. O “não” acompanha-nos pela vida fora e nem sempre é justo.
O fenómeno não é novo na região de Konya, mas a descida do nível dos lençois freáticos e os furos ilegais está a acelerar a abertura destas crateras, que dão um aspecto irreal à paisagem.
O primeiro trem regular de passageiros a operar à noite no país nas últimas três décadas iniciará as atividades quinta-feira (1), conectando usuários no trecho entre Belo Horizonte e Cariacica (ES). Leia mais (12/27/2025 - 07h00)
O período de festas de fim de ano é, para muita gente, marcado por um maior consumo de doces e carboidratos. Diante disso, especialistas em saúde bucal reforçam a necessidade de manter -e até aumentar- os cuidados diários. Leia mais (12/27/2025 - 07h00)
Para o presidente do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos), Nelson Mussolini, que também é membro do conselho de administração da Eurofarma, é comum haver uma demonização do setor pela natureza do ramo, de fabricar produtos cujo consumo geralmente não é desejado. Leia mais (12/27/2025 - 07h00)
O ano de 2025 foi marcado por alguns bons acontecimentos. No âmbito coletivo, por exemplo, no início de dezembro (1º), o Ministério da Saúde anunciou que o Brasil eliminou a transmissão vertical (da mãe para bebê) do HIV. No mesmo dia, o Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus, da União Europeia, declarou que o buraco da camada de ozônio se fechou mais precocemente em 2025 do que nos cinco anos anteriores. Leia mais (12/27/2025 - 07h00)
Minha última coluna, destacando o consenso acadêmico sobre a existência histórica de Jesus de Nazaré, provocou reações fortes, como era previsível. O espaço limitado -alguns leitores esquecem que as colunas desta Folha ainda têm contagem fixa de palavras- não me permitiu abordar muitos aspectos interessantes. Por isso, volto ao tema agora. Leia mais (12/27/2025 - 07h00)
A diferença entre a última vaga e o primeiro candidato eliminado no vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) foi de 0,001 ponto neste ano. O alto grau de competitividade do processo seletivo, impulsionado pelo desempenho de estudantes do Nordeste, levou o instituto a romper uma tradição de 75 anos e anunciar a abertura, em 2027, de um campus em Fortaleza. Leia mais (12/27/2025 - 07h00)
De cidade industrial a cultural, Bilbau, no País Basco, teve uma transformação notável a partir da construção do Museu Guggenheim. Um dia nesta cidade é sinónimo de arquitectura, arte e gastronomia.
Da capital da Catalunha à cidade balnear é pouco mais de meia-hora de carro. Uma visita que vale a pena pelo mar, pela praia e pela cultura.
O sul de Portugal conta com concertos, animação de rua, espetáculos, pirotecnia e muitas variedades à borla, mas também há eventos exclusivos, para os quais é preciso abrir os cordões à bolsa. Empreendimentos de luxo no Algarve já tinham, em meados de dezembro, um nível de reservas de cerca de 92% para o período que inclui o Natal e a passagem de ano
A proteção por teleassistência, conhecida como 'botão de pânico', é dada às vítimas por decisão do Ministério Público ou do tribunal e deve ser acionada em caso de perigo ou aproximação do agressor.
Ouviram-se explosões em Kiev. A força aérea informou que drones russos estavam a atacar a capital e regiões no nordeste e no sul.
O Governo elevou o Metro de Lisboa à categoria máxima das empresas públicas e abriu caminho a salários mais altos para a nova administração liderada por Cristina Vaz Tomé, justificando a mudança com a evolução dos indicadores financeiros e operacionais da empresa
O Governo elevou o Metro de Lisboa à categoria máxima das empresas públicas e abriu caminho a salários mais altos para a nova administração liderada por Cristina Vaz Tomé, justificando a mudança com a evolução dos indicadores financeiros e operacionais da empresa
O orçamento da Argentina para o próximo ano prevê uma desaceleração significativa da inflação. Ainda, uma análise do especialista em relações internaciais da nova onda de ataques da Rússia.
As Forças Armadas da Rússia realizaram ataques contra as fábricas de drones ucranianas, relatou no sábado (27) o Ministério da Defesa da Rússia.
Descoberta em Whitechapel reacende preocupações com o descarte doméstico de resíduos durante o período festivo. Empresa garante que moradores não foram afetados.
O autor de Porque se Enganam os Intelectuais? alerta para o perigo dos mecanismos que nos protegem do confronto com ideias opostas, como a proibição das fake news. O dissenso, diz, é um bem precioso.
A evolução das formigas parece ter sido palco de um fenômeno no qual valeu a pena trocar a qualidade pela quantidade, aponta um novo estudo. Ao aumentar o número de operárias em cada formigueiro, o "investimento" na camada protetora que recobre o corpo de cada inseto foi ficando cada vez menor. Leia mais (12/27/2025 - 06h00)
Atrair turistas com novidades: é assim que cidades dos litorais sul e norte de São Paulo competem entre si no fim de ano e início de verão. Santos, Praia Grande, Ubatuba e Bertioga estão entre os municípios com programação diferenciada. Leia mais (12/27/2025 - 06h00)
A insatisfação das centrais sindicais com a composição do grupo de trabalho técnico criado para discutir regulação de aplicativos vai ser resolvida e faz parte do processo de construção, avalia o ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Leia mais (12/27/2025 - 06h00)
O presidente dos EUA, Donald Trump, está pressionando a Venezuela sob a influência de fatores políticos internos em seu país, disse à Sputnik Dmitry Rozental, diretor do Instituto da América Latina da Academia de Ciências da Rússia (RAN, na sigla em russo).
O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reiterou que há uma “guerra psicológica” a ser travada contra a Venezuela.