3h. Catarina Martins e António Filipe pedem voto em Seguro
Candidatos admitem derrota e defendem que o voto em Seguro é o mais útil à democracia. Ainda, FC Porto bate Guimarães por 1-0.
Candidatos admitem derrota e defendem que o voto em Seguro é o mais útil à democracia. Ainda, FC Porto bate Guimarães por 1-0.
Aline Campos, Ana Paula Renault e Milena Moreira se enfrentam no primeiro paredão do BBB 26 (Globo). A berlinda foi formada neste domingo (18), e um dos brothers será eliminado na próxima terça-feira (20). Leia mais (01/19/2026 - 00h24)
Se Ventura quer uma luta entre “socialistas e não-socialistas”, Seguro faz um apelo aos “democratas e humanistas” para “derrotarem o extremismo e os que semeiam ódio entre os portugueses”.
Os partidos fundadores da Democracia ficaram abaixo dos 50% pela primeira vez. O PSD fica três vezes abaixo do seu pior resultado. Mas o PS aguenta e até sobe. E à direita há dois novos recordes. A história da primeira volta em gráficos e números
Nos discursos desta noite eleitoral, "há um oceano de diferenças" que separa Seguro de Ventura. Os dois candidatos passam à segunda volta.
António José Seguro é, entre os candidatos mais votados, o que tem maiores diferenças nas percentagens por círculo eleitoral.
Entre vencedores e vencidos, as imagens da noite da primeira volta das presidenciais.
Candidato socialista conseguiu melhor resultado do PS desde reeleição de Jorge Sampaio em 2001, superando os 25,43% de Mário Soares na primeira volta de 1986.Ventura venceu apenas em Faro e Madeira.
O Canadá considera enviar um pequeno contingente de soldados à Groenlândia para participar de exercícios militares liderados pela Dinamarca no âmbito da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), como forma de demonstrar solidariedade com a Dinamarca, informou o The Globe and Mail, citando altos funcionários do governo.
António José Seguro venceu em 225 dos 308 concelhos do país, conquistando território que nas legislativas tinha sido da AD e do Chega. Ainda assim, André Ventura foi o vencedor em 80 municípios, incluindo toda a Madeira. Já Marques Mendes só conseguiu ser o mais votado em três concelhos
As últimas presidenciais que registaram valores tão baixos como os deste ano foram as de 2006, quando Aníbal Cavaco Silva conseguiu reunir 50,56% dos votos, contra os 20,72% de Manuel Alegre e os 14,34% de Mário Soares. Na altura, a abstenção foi de 38,48%, num universo de 8.835.237 eleitores inscritos.
Nem o próprio administrador das redes de Pedro Espindola teve paciência para seguir com o trabalho e justificar as atitudes do ex-brother. Leia mais (01/18/2026 - 23h31)
O vencedor normalmente vence, mas nem todos os que perdem saem derrotados. Nestas eleições, os efeitos para lá das presidenciais levam outros a cantar vitória. Aqui analisamos quem ganhou e quem perdeu nesta primeira volta
Daniel Oliveira e José Gomes Ferreira analisam os discursos de derrota, com especial destaque para o de João Cotrim de Figueiredo, que disse que a passagem de André Ventura e António José Seguro à segunda volta também é responsabilidade do primeiro-ministro Luís Montenegro
André Ventura, o candidato de ultradireita que disputa a Presidência de Portugal, recebeu quase a metade dos votos de portugueses que vivem no Brasil no primeiro turno deste domingo (18): 49%. Leia mais (01/18/2026 - 23h28)
Perto de encerrar a contagem no círculo da emigração, Ventura é o grande vencedor com mais de 40% dos votos da diáspora, seguido por Seguro, com 23,24% e os 15,50% de Cotrim.
Seguro arrasa em Penamacor (onde nasceu), Ventura conquista Madeira, Cotrim e Gouveia e Melo vencem algumas freguesia e Marques Mendes ganha Fafe. Veja as curiosidades geográficas das presidenciais.
A participante Jordana Morais foi assediada pelo vendedor ambulante Pedro Henrique Espíndola no começo da noite de domingo (18). Após o ato, o curitibano apertou o botão de desistência do BBB 26 (Globo) e saiu do programa a poucas horas da primeira formação de paredão da temporada. Leia mais (01/18/2026 - 23h26)
Mendes e Cotrim não declaram apoios. Gouveia e Melo diz ser “precoce” indicar voto.
Catarina Martins pediu voto de "olhos bem abertos" em Seguro. Pureza denunciou sondagens. E a única vitória possível para o Bloco foi apontar para a "hecatombe" do candidato do Governo.
Liberal lamenta que PSD não tenha deixado cair apoio a Marques Mendes. Ainda, FC Porto bate Guimarães por 1-0.
A soma dos votos à esquerda não chega para vencer a 2ª volta. A não ser que Henrique Gouveia e Melo caia para o lado de António José Seguro, que tem de ir buscar votos ao centro e à direita democrática. Ventura ficou em segundo, mas mais do quase triplico a votação de 2021. Até onde poderá ir?
António José Seguro passou à segunda volta das presidenciais em primeiro lugar, com 31% dos votos.
O "Politico" fala numa "vitória surpresa" do centro-esquerda mas ressalva que André Ventura, ao "assegurar quase um quarto" dos votos, mostra "quão extraordinário" tem sido o crescimento do Chega em Portugal
"Ainda Estou Aqui", "O Agente Secreto", "Manas", "O Último Azul", "Baby". Fora elogios da crítica, do público e de prêmios nos festivais de Cannes, Berlim, Veneza e em Hollywood, como o Globo de Ouro e o Oscar, esses filmes têm outra coisa em comum -todos foram aprovados para receber recursos de um programa de desenvolvimento de roteiros da Ancine, a Agência Nacional do Cinema. Leia mais (01/18/2026 - 23h06)