Orquestra Filarmônica de Goiás conquista Prêmio Concerto 2025 com álbum dedicado a Claudio Santoro
A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) encerra o ano com uma conquista marcante: o grupo venceu o Prêmio Concerto 2025 na categoria Melhor Álbum de Música de Concerto, graças ao projeto fonográfico “Claudio Santoro”. A premiação, organizada pela Revista Concerto, é considerada uma das mais importantes do cenário da música clássica brasileira.
Entre os dias 7 e 21 deste mês, milhares de internautas participaram da votação popular no site da revista. O álbum da OFG recebeu 2.098 votos únicos, alcançando 58,5% da preferência, o maior número de votantes entre todas as categorias deste ano.
Sob a regência do maestro Neil Thomson, a Filarmônica interpreta obras escritas nos últimos anos de vida de Santoro, um dos maiores nomes da música erudita brasileira. O repertório inclui o Concerto para Viola, o Concerto para Orquestra de Câmara e as Sinfonias nº 13 e nº 14, peças que revelam a intensidade emocional e a sofisticação orquestral do compositor.
O álbum integra o projeto “Música do Brasil”, iniciativa que busca registrar e difundir a obra de Santoro. A ação reúne três grandes orquestras nacionais, OFG, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (OFMG), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o Instituto Guimarães Rosa e o selo internacional Naxos.
Para Neil Thomson, maestro titular da OFG e diretor artístico do projeto, o prêmio simboliza não apenas a excelência musical, mas também a conexão com o público. “Esta vitória demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido pela Orquestra Filarmônica de Goiás e sinaliza a generosidade e o carinho do público que nos acompanha durante todo ano. Estamos muito felizes por este prêmio que nos é dado pelas mãos do público, encerrando nosso ano com chave de ouro”, afirmou.
Esta é a segunda vez que a OFG conquista o título de melhor álbum na premiação. Em 2022, o grupo já havia sido reconhecido com o projeto “Santoro: Sinfonias nº 5 e nº 7”.
O Prêmio Concerto de Música Clássica e Ópera celebra anualmente artistas, instituições e produções de destaque no Brasil. Em 2025, foram 21 indicados distribuídos em sete categorias. Além da votação popular, o álbum da OFG também concorre na avaliação da crítica especializada, cujo resultado será divulgado no primeiro bimestre de 2026.
Leia também:
Governo autoriza saque-aniversário do FGTS em duas etapas e libera até R$ 7,8 bilhões
Rússia lança ataque contra Kiev na véspera de reunião entre Zelensky e Trump
O post Orquestra Filarmônica de Goiás conquista Prêmio Concerto 2025 com álbum dedicado a Claudio Santoro apareceu primeiro em Jornal Opção.