Prefeitura afirma que lagoas de chorume estão sob controle e anuncia início de novo tratamento no aterro de Goiânia
A Prefeitura de Goiânia informou que as lagoas de chorume do aterro sanitário são monitoradas 24 horas por dia e que não há risco de transbordamento. Segundo a gestão municipal, o município entra agora na fase final de transição para um novo modelo de tratamento do resíduo, que será assumido por empresa terceirizada a partir da próxima terça-feira, 6.
De acordo com a prefeitura, o acompanhamento é feito pela Companhia de Urbanização de Goiânia, enquanto seguem as tratativas com a Saneago para definição de um cronograma de transição. Durante esse período, o chorume continuará sendo tratado na Estação de Tratamento de Esgoto da companhia estadual, procedimento adotado há cerca de 20 anos.
A empresa contratada para assumir o serviço utilizará tecnologia baseada em biorremediação acelerada, com uso de microorganismos autóctones. Segundo a prefeitura, o método já é aplicado em aterros de grande porte no país e deve apresentar resultados iniciais em até 60 dias, com evolução gradual até atingir os padrões exigidos em aproximadamente 250 dias.
A administração municipal afirma que o contrato foi firmado após um processo técnico, licitatório e contratual que durou cerca de oito meses. O objetivo, segundo a gestão, é resolver de forma definitiva um passivo ambiental histórico relacionado ao tratamento do chorume no aterro da capital.
No comunicado, a prefeitura pede compreensão dos órgãos estaduais de controle ambiental, especialmente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para que seja concedido prazo suficiente à implementação completa da nova solução. A gestão argumenta que o problema se arrasta há quase duas décadas e que, apenas agora, estaria sendo enfrentado de forma estruturada.
A prefeitura sustenta ainda que a atual administração e a população de Goiânia não podem ser responsabilizadas por omissões de gestões anteriores e afirma que o novo modelo de tratamento representa um avanço definitivo na gestão ambiental do aterro sanitário da capital.
Leia também
Prefeitura demoliu 34 imóveis abandonados usados como “mocós” em 2025
O post Prefeitura afirma que lagoas de chorume estão sob controle e anuncia início de novo tratamento no aterro de Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.