Trump afirma que a captura de Nicolás Maduro durou apenas 47 segundos
Durante pronunciamento oficial, neste sábado, 3, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, durou apenas 47 segundos. Esse tempo consiste na chegada dos militares americanos à residência até a detenção do ex-chefe de Estado. Segundo Trump, a operação foi autorizada quatro dias antes, na última terça-feira, 30 de dezembro.
De acordo com o presidente norte-americano, havia “muitos oponentes” no local no momento da incursão, mas os agentes envolvidos, incluindo integrantes da Delta Force — unidade de elite especializada em contraterrorismo e resgate de reféns — conseguiram executar a missão com rapidez. “Ele chegou até a porta, mas não conseguiu fechá-la”, afirmou Trump, ao relatar que Maduro tentou se abrigar em um quarto seguro.
A ação contou com apoio da Agência Central de Inteligência (CIA), que mantinha agentes em solo monitorando diariamente a rotina do líder venezuelano. A retirada dos agentes norte-americanos, assim como de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, foi realizada por helicópteros que seguiram para navios posicionados na costa da Venezuela. Pouco depois, uma imagem de Maduro algemado foi divulgada pelo governo dos EUA.
Segundo Trump, toda a operação foi acompanhada em tempo real por ele e por assessores do Departamento de Justiça e do Departamento de Guerra, a partir do clube presidencial Mar-a-Lago, na Flórida. Embora a captura tenha ocorrido em menos de um minuto, a operação como um todo teve duração aproximada de duas horas.
Leia também: “Não seremos colônia de outro país”, diz vice-presidente da Venezuela em 1º pronunciamento após ataque dos EUA
O post Trump afirma que a captura de Nicolás Maduro durou apenas 47 segundos apareceu primeiro em Jornal Opção.