Jovens goianos iniciam jornada internacional na Austrália pelo programa “Goiás Pelo Mundo”
Um grupo de 39 estudantes goianos desembarcou em Sydney, na Austrália, neste domingo, 4, para viver uma experiência única de intercâmbio acadêmico e cultural. Eles integram a primeira turma do programa “Goiás Pelo Mundo”, iniciativa do Governo de Goiás que promete levar mais de 2 mil pessoas ao exterior nos próximos cinco anos.
O secretário da Secti, José Frederico Lyra Netto, destacou o impacto social da iniciativa. “Os estudantes estão hospedados no distrito tecnológico de Sydney, ao lado de universidades de referência global, e estudando na melhor escola de inglês da Austrália. Este programa abre portas para jovens talentos, especialmente os de baixa renda, que dificilmente teriam acesso a uma experiência como essa”, disse.
Durante um mês, os jovens terão todas as despesas custeadas pelo Estado e participarão de um curso intensivo de inglês em uma instituição de referência, além de visitas técnicas e atividades culturais. O objetivo é ampliar competências linguísticas, interculturais e socioemocionais, preparando-os para os desafios do futuro do trabalho.
Dos participantes, 31 foram escolhidos pelo desempenho em cursos de tecnologia das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs). Outros oito conquistaram vaga ao vencer a primeira edição da Olimpíada de Inteligência Artificial, realizada em 2024 pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia).
Bolsas de mestrado
Além dos intercâmbios de curta duração, o programa prevê bolsas e crédito subsidiado para que estudantes e servidores públicos goianos possam cursar mestrado em algumas das universidades mais prestigiadas do mundo. Entre elas estão University College London e London School of Economics (Reino Unido), École Polytechnique (França), Hertie School (Alemanha), Yale (Estados Unidos) e Tsinghua Shenzhen (China).
O primeiro edital para bolsas internacionais está previsto para fevereiro. A iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Trajetórias, adota um modelo de financiamento inédito no Brasil, garantindo apoio para acesso, permanência e alto desempenho acadêmico.
Ciência e cultura
O “Goiás Pelo Mundo” também vai financiar missões de pesquisa para pós-graduandos e doutores, além de incentivar a participação de goianos em festivais e competições internacionais. A meta é fortalecer a produção científica e cultural do Estado, conectando talentos locais às principais redes globais de conhecimento.
Leia também:
Relatórios oficiais, do Ipea e IFI, alertam para risco de colapso fiscal no governo Lula
Transporte escolar: veja os cuidados que os pais devem ter antes da contratação
O post Jovens goianos iniciam jornada internacional na Austrália pelo programa “Goiás Pelo Mundo” apareceu primeiro em Jornal Opção.