Advogado de Maduro é o mesmo que representou por anos fundador do WikiLeaks
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, está sendo representado pelo advogado criminalista Barry Pollack no processo que tramita na justiça americana por narcoterrorismo. O profissional representou por anos o fundador do WikiLeaks, Julian Assange. Ele se apresentou formalmente nesta segunda-feira, 5.
Já Cilia Flores, esposa de Maduro, é representada por Mark Donnelly, um ex-procurador federal de Houston. Ele atuou como investigador da Câmara dos Representantes do Texas na investigação e no julgamento de impeachment de 2023 contra o procurador-geral do estado, Ken Paxton, que foi absolvido.
Durante audiência, Maduro se declarou inocente. Ela foi realizada em um tribunal federal de Nova York, nos Estados Unidos. Maduro foi apresentado formalmente ao juiz após ter sido capturado no sábado, 3, em Caracas, em uma operação conduzida pelas Forças Armadas dos Estados Unidos. Algemado, ele acompanhou a leitura das acusações e afirmou, por meio de sua defesa, que se considera um “prisioneiro de guerra”. A audiência ocorreu em Manhattan, após transferência do Centro de Detenção Metropolitano (MDC), no Brooklyn.
De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Maduro é acusado de conspirar para o narcoterrorismo, tráfico de cocaína, posse de armas e explosivos e conspiração para uso desses armamentos em atividades ligadas ao narcotráfico. As autoridades americanas sustentam que o presidente venezuelano teria vínculos com o chamado “Cartel de los Soles”, organização apontada como responsável pelo envio de drogas da América do Sul para os Estados Unidos.
Leia mais: Maduro se declara inocente em tribunal dos EUA e afirma ser “prisioneiro de guerra”
O post Advogado de Maduro é o mesmo que representou por anos fundador do WikiLeaks apareceu primeiro em Jornal Opção.