Bombeiros suspendem buscas por João Planta à espera de novas informações em Alto Paraíso
As equipes do Corpo de Bombeiros Militar suspenderam nesta terça-feira (6) as buscas por João Paulo Vaz da Silva, conhecido como João Planta, no município de Alto Paraíso de Goiás. A decisão foi tomada diante da ausência de informações suficientes para dar continuidade ou ampliar as operações.
De acordo com a comandante da ação, a tenente-coronel Gyovana da Cruz Martins, as equipes atuaram seguindo todos os protocolos previstos para esse tipo de ocorrência, mas não conseguiram avançar na definição de um ponto inicial concreto para as buscas.
“As equipe realizaram buscas ao João Paulo Vaz da Silva utilizando recursos disponíveis e seguindo protocolos operacionais previstos para esse tipo de ocorrência. As ações foram conduzidas de forma criteriosa nas áreas indicadas, com o objetivo de localizar possíveis vestígios ou indícios que pudessem auxiliar na localização do desaparecido. Entretanto, até o momento não foram obtidas informações suficientes que permitam a definição de um ponto inicial concreto para a continuidade ou ampliação das buscas”, afirmou a tenente-coronel em vídeo divulgado nesta terça-feira.
Segundo ela, a falta de dados mais precisos, como o último local onde a pessoa foi vista ou possíveis rotas de deslocamento, compromete a eficácia das operações e o uso de recursos especializados. “A ausência de dados mais precisos limita a eficácia das operações e a aplicação adequada dos recursos especializados”, explicou.
Retomada depende de novas informações
A comandante destacou que a suspensão é temporária e que as equipes seguem em prontidão para retomar os trabalhos assim que surgirem informações relevantes.
“A retomada das buscas, inclusive com o emprego de cães e drones, depende do recebimento de novas informações relevantes. Solicitamos encarecidamente a quem tiver qualquer informação que nos procure na Unidade do Corpo de Bombeiros para que possamos dar continuidade às ações”, afirmou.
Ela acrescentou que, assim que houver dados que permitam delimitar a área de atuação, o Corpo de Bombeiros irá mobilizar novamente equipes e equipamentos. Informações sobre o paradeiro de João Paulo Vaz da Silva podem ser repassadas pelo telefone 193 ou pelo número (61) 99883-7341.
Relembre o caso
O ativista ambiental e biólogo João Paulo Vaz da Silva, conhecido como João Planta, está desaparecido desde 7 de dezembro, em Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. O boletim de ocorrência foi registrado em 16 de dezembro, após amigos perceberem o sumiço.
Segundo o advogado da família, Suenilson Saulnier, João havia chegado em casa com mantimentos quando foi chamado por dois homens para ajudar a desatolar um veículo. Ele saiu para prestar auxílio e não retornou. Desde então, não houve mais contato.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil, sem divulgação de detalhes. Em 2024, João já havia sido vítima de uma tentativa de homicídio, episódio que tramita como processo separado. Até o momento, não há confirmação de relação entre os dois fatos.
Leia mais:
O post Bombeiros suspendem buscas por João Planta à espera de novas informações em Alto Paraíso apareceu primeiro em Jornal Opção.