Mais de 6 mil vagas para cursos gratuitos nas Escolas do Futuro de Goiás
O Governo de Goiás, por meio das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs), está com 6.483 vagas abertas para cursos gratuitos nas áreas de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo nas unidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Mineiros. As inscrições devem ser realizadas até maio pelo site oficial – onde o candidato pode conferir os requisitos de cada curso.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, o objetivo é formar goianos nas áreas de tecnologia e inovação, para conseguirem bons empregos em tecnologia ou criando os próprios negócios. “Por isso, investimos muito nas Escolas do Futuro, que têm estruturas de ponta e podem ajudar as pessoas a melhorar suas vidas”, explica.
O candidato que busca conhecer uma das áreas de formação em curta duração pode optar entre 33 cursos diferentes de capacitação que estão sendo ofertados. Esses cursos possuem carga horária de até 80 horas, com opções nas modalidades on-line, na qual o estudante pode realizar as aulas a qualquer momento do dia, e, também, na modalidade presencial, com turmas no período matutino, vespertino e noturno.
Na área de Tecnologia e Inovação se destacam Lógica de Programação, Desenvolvedor de Python, Modelagem 3D, Design Thinking e Gestão da Criatividade, Internet das Coisas. Para os que tem interesse em empreender podem buscar cursos voltados à organização do próprio negócio, como Oratória, Gestão Financeira, Técnicas de Vendas, Liderança e Gestão de Equipes, Logística Empresarial e Pacote Office.
Maior duração
Com o objetivo de desenvolver as habilidades em cada uma dessas áreas, as EFGs oferecem, ainda, turmas em 18 cursos de qualificação, com opções de carga horária que variam entre 160 e 240 horas.
Há mais de 2.500 vagas em cursos nas modalidades on-line e presencial, nos turnos matutino, vespertino e noturno, entre eles: Desenvolvimento Web Front-End, Design e Prototipagem, Experiência Usuário (UX) e Programação de Computadores na área de Tecnologia.
Voltado para o campo de negócios, o candidato pode escolher por diversas formações como Criação de Conteúdo Digital, E-commerce, Marketing Digital, Tecnologia e Inovação para Startups, Gestão Estratégica no Agronegócio e Empreendedorismo Criativo.
Para se candidatar a uma das vagas, é necessário ter mais de 16 anos e ter concluído o Ensino Fundamental. Do total das vagas, 60% serão destinadas, preferencialmente, a estudantes oriundos de escolas públicas ou que comprovem estado de vulnerabilidade social.
Leia também:
Mães atípicas defendem colônias de férias inclusivas para crianças com autismo
UFG abre seleção para mestrado profissional em Saúde Coletiva com ingresso em 2026
O post Mais de 6 mil vagas para cursos gratuitos nas Escolas do Futuro de Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.