Câmpus da UFG na Cidade Ocidental deve começar a ser construído ainda em janeiro
A Universidade Federal de Goiás (UFG) concluiu o processo de licitação para as obras da sede definitiva do Câmpus, na Cidade Ocidental. Os trâmites foram conduzidos pela Secretaria de Infraestrutura local e homologados pela Pró-reitoria de Administração e Finanças. Agora o passo é aguardar a liberação do orçamento pelo Governo Federal, que segundo a UFG deve acontecer ainda neste mês de janeiro. Após isso acontecer será contratada uma empresa para dar início a construção.
Para a estruturação do Câmpus na Cidade Ocidental, o PAC da Educação destinou um pacote de 60 milhões de reais para a UFG, sendo 50 milhões para obras e 10 milhões para a compra de equipamentos básicos para a estruturação do campus. A obra será construída na área de 500 mil metros quadrados, pertencente a UFG, em um projeto de aproximadamente 8.000 metros quadrados de área construída, para abrigar as atividades do novo câmpus.
O vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, destacou que será realizada toda a infraestrutura básica, inclusive a construção da guarita de acesso, no câmpus. “Tudo isso só foi possível graças a uma mobilização, articulação e ação muito bem planejada, que contou com uma assessoria relevante e forte da própria universidade. Foi um processo rico, inovador e bastante exitoso”, frisou.
As tratativas para a implementação desse câmpus tiveram início em 2015. A UFG recebeu a doação de uma área doada pela Emsa empreendimento, com 500 mil metros quadrados, na região central do município. Em 2024, com o PAC da Educação do Governo Federal, a UFG foi contemplada com aprovação de recursos para a implementação do câmpus Cidade Ocidental.
Grupo de Trabalho de Infraestrutura
A comissão responsável pela implantação do câmpus da UFG em Cidade Ocidental realizou, desde 2024, uma série de reuniões e discussões, com especialistas da UFG e de outras instituições, buscando a definição de um modelo que fosse inovador, atrativo para os estudantes e que contemplasse as carências e as demandas da região.
O trabalho de elaboração do projeto do espaço foi fruto dos esforços da Secretaria de Infraestrutura, Faculdade de Artes Visuais, Escola de Engenharia Civil e Ambiental, além da coordenação do Grupo de Trabalho de Infraestrutura (GT Infra), da UFG.
Câmpus Cidade Ocidental
O Câmpus Cidade Ocidental está em funcionamento desde agosto de 2025, em sede provisória. Conta com seis cursos inovadores, que segundo o vice-reitor da UFG vai suprir uma demanda do mundo do trabalho uma vez que atendem os desafios do país.
Foram ofertadas 240 vagas no primeiro processo seletivo, realizado no último mês de maio, que são divididas entre os cursos: Administração Pública, Ciências da Segurança, Engenharia de Software, Engenharia da Segurança Cibernética, Gestão de Saúde Digital e Inteligência Artificial para Políticas Públicas.
Leia também:
UFG abre seleção para mestrado profissional em Saúde Coletiva com ingresso em 2026
O post Câmpus da UFG na Cidade Ocidental deve começar a ser construído ainda em janeiro apareceu primeiro em Jornal Opção.