Добавить новость
World News in Portuguese
Новости сегодня

Новости от TheMoneytizer

Funcionários da Rápido Araguaia anunciam paralisação por falta de pagamento da empresa

Os colaboradores da empresa Rápido Araguaia vivem um cenário de incerteza após o não pagamento dos salários referentes ao mês de dezembro de 2025. Diante do atraso, trabalhadores articulam uma paralisação para esta segunda-feira, 12, em Goiânia.

A mobilização ganhou força após o Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Goiânia e Região Metropolitana ingressar com uma ação trabalhista coletiva na 8ª Vara do Trabalho de Goiânia, vinculada ao Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região.

O processo solicita tutela de urgência para obrigar a Rápido Araguaia a quitar os salários de dezembro, cujo prazo legal se encerrou em 7 de janeiro de 2026, conforme previsto no artigo 459 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Na decisão inicial, entretanto, a Justiça do Trabalho indeferiu, por ora, o pedido de tutela de urgência. O magistrado reconheceu a natureza alimentar do salário e a gravidade da alegada mora salarial, mas ponderou que a medida teria “elevado impacto coletivo” e possível efeito irreversível.

Segundo o despacho, a empresa alegou não possuir condições financeiras imediatas para cumprir a obrigação, o que levou o juiz a determinar a abertura do contraditório antes de uma decisão definitiva.

Com isso, a Rápido Araguaia foi intimada a se manifestar no prazo de 48 horas, por meio de mandado urgente. Além disso, o juízo determinou que o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) fossem cientificados da ação, considerando a relevância social da demanda e o envolvimento de verbas salariais.

Apesar da decisão judicial provisória, a insatisfação entre os trabalhadores segue crescente. Em vídeos divulgados nas redes sociais, colaboradores afirmaram que a categoria permanece mobilizada. “Na segunda-feira provavelmente vai ter uma nova decisão do juiz, mas nós estamos conversando com a categoria para que a gente mobilize e pressione a empresa a fazer esse justo pagamento do salário”, afirmou um representante sindical. Em outro trecho, ele reforça que “é inadmissível o atraso de pagamento de salário” e cita reincidência da empresa nesse tipo de situação.

Enquanto isso, a Rápido Araguaia se pronunciou por meio de nota oficial. No comunicado, a empresa informou que tem conhecimento de mensagens sem assinatura circulando nas redes sociais sobre uma possível paralisação nesta segunda-feira.

Segundo a empresa, há diálogo aberto com o sindicato, com reunião agendada para o mesmo dia, e que a entidade sindical não sinalizou oficialmente qualquer paralisação.

Ainda conforme a nota, as negociações entre a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e a Prefeitura de Goiânia “avançaram significativamente”, com expectativa de regularização dos repasses financeiros no início da semana.

A empresa também mencionou a expectativa de que Aparecida de Goiânia, Trindade e Goianira regularizem repasses atrasados e pediu apoio dos colaboradores para evitar prejuízos à população.

O Jornal Opção também procurou a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SETI) para obter posicionamento sobre o impacto de uma possível paralisação no transporte coletivo, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria.

Confira nota completa:

“A Rápido Araguaia tem conhecimento de mensagens sem assinatura circulando em redes sociais, sobre paralisação nas operações nesta segunda 12/01. A empresa esclarece que mantém diálogo aberto com o Sindicato da categoria, com reunião agendada para esta segunda-feira (12), visando a solução dos pagamentos pendentes e que o Sindicato não sinalizou sobre paralisações.

As negociações entre a CMTC e a Prefeitura de Goiânia avançaram significativamente e a expectativa é de regularização do repasse neste início de semana, e seguimos na expectativa que Aparecida de Goiânia, Trindade e Goianira também regularizem os repasses atrasados. A empresa conta com o apoio dos colaboradores para não prejudicar a população com paralisações que não possuem aval da entidade sindical oficial.

Rápido Araguaia”

Leia também:

Governo de Goiás oferece 1,4 mil vagas gratuitas em cursos artísticos; veja detalhes

Relembre as novelas e as Helenas que marcaram as obras de Manoel Carlos

O post Funcionários da Rápido Araguaia anunciam paralisação por falta de pagamento da empresa apareceu primeiro em Jornal Opção.

Читайте на сайте


Smi24.net — ежеминутные новости с ежедневным архивом. Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. Абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию. Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть —онлайн с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии. Smi24.net — живые новости в живом эфире! Быстрый поиск от Smi24.net — это не только возможность первым узнать, но и преимущество сообщить срочные новости мгновенно на любом языке мира и быть услышанным тут же. В любую минуту Вы можете добавить свою новость - здесь.




Новости от наших партнёров в Вашем городе

Ria.city
Музыкальные новости
Новости России
Экология в России и мире
Спорт в России и мире
Moscow.media






Топ новостей на этот час

Rss.plus





СМИ24.net — правдивые новости, непрерывно 24/7 на русском языке с ежеминутным обновлением *