Mortes no trânsito em Goiás caem 11,1% em 2025
Goiás registrou uma redução de 11,1% no número de mortes em acidentes de trânsito em 2025, na comparação com o ano anterior. Segundo dados apresentados pelo presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Waldir Soares, o estado contabilizou 1.021 óbitos em 2024, número que caiu para 908 vítimas em 2025. Segundo o titular da autarquia, a redução é resultado do fortalecimento das ações de fiscalização, educação para o trânsito e aprimoramento da gestão de segurança viária.
“Há cerca de 15 anos, Goiás registrava mais de 2 mil mortes no trânsito”, contou Waldir, em entrevista coletiva. “Quando assumimos o Detran, em 2016, começamos um trabalho contínuo e, de lá para cá, conseguimos reduzir quase 200 mortes por ano. Foram 173 vidas preservadas, 173 mães que não choraram a perda de seus filhos”, pontuou.
Apesar do avanço, ele cita que o volume de acidentes ainda é considerado elevado. Goiás registra mais de 100 mil ocorrências de trânsito por ano, com milhares de pessoas feridas. Para enfrentar o problema, o Detran busca atuar de forma integrada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar de Goiás (PMGO), guardas civis municipais, agências de trânsito e outros órgãos de segurança pública.
O presidente do Detran ressaltou que a autarquia passou a investir em ações por todo o estado e não apenas em Goiânia. “Para 2026, a expectativa é ampliar ainda mais as campanhas de fiscalização, com o objetivo claro de reduzir o número de acidentes. Temos buscado modelos de sucesso da Europa, do Japão e de outros países”, acrescentou.
Entre as medidas, ele destaca as campanhas publicitárias e o reforço da fiscalização. Um dos exemplos é a ampliação do programa Balada Responsável para todos os municípios goianos, com a implantação de 21 núcleos regionais. Além disso, cita a adoção de faixas elevadas para a travessia de pedestres e a ampliação do sistema de monitoramento por câmeras.
Na área de educação, o órgão aposta em ações permanentes, como campanhas publicitárias de impacto e projetos voltados ao público infantil. Fora o espaço educativo da Mini Cidade, com objetivo é mudar o comportamento dos condutores desde cedo.
Leia também: Fim de semana termina com morte por atropelamento em Aparecida de Goiânia
O post Mortes no trânsito em Goiás caem 11,1% em 2025 apareceu primeiro em Jornal Opção.