Добавить новость
World News in Portuguese
Новости сегодня

Новости от TheMoneytizer

João Caetano fez, em Mil Voltas, um disco para o ouvinte do presente e para ficar na história da música brasileira

Nasr Fayad Chaul

Especial para o Jornal Opção

Onde João Caetano pode estar quando dá Mil Voltas? Já esteve em Mossâmedes, onde nasceu. Viveu muito na Cidade de Goiás, onde aprendeu a amar a história, a memória e as tradições e a ter na família o ponto de apoio de uma vida inteira.

João Caetano estudou em Goiânia e no Rio de Janeiro, formou-se médico-cardiologista, quando ampliou seu amor pela vida e tornou-se empresário de moda e móveis, com enorme sucesso.

Mas o coração de João bate desvairado é pela música. Por ela decodificou temas, ganhou festivais, compôs com o eterno parceiro, Otávio Daher, trilhas sonoras para novelas e para os corações. Temos uma parceria musical que supera 80 canções. Fiz com ele algumas dessas “Mil Voltas”, muitas delas escrita com Tavinho Daher, professor de nossas inspirações.

Chega agora com este novo CD, lançado depois de um magnífico show no Teatro Goiânia em 30/31 de outubro de 2025, com músicas antigas e novas, com um visual complementar de imagens simbólicas e uma banda que consagra seu trabalho pelo altíssimo nível dos músicos e dos arranjos. Nada mais do que o ponto de chegada consagrador dessas “Mil Voltas”.

São 14 canções diversificadas pelo talento musical de suas composições. São 14 Voltas e volts de emoções. Para nós, letrista de cinco delas, é de profunda emoção ver a música chegando sem letra, as palavras adornando as melodias e depois conferindo com voz e violão para os acertos finais. Mas, no fim, com os músicos e arranjos competentes, é, simplesmente, indescritível o absurdo positivo final ao ver tudo pronto e mixado com a voz permanente de tempos imemoriais de João Caetano.

O disco abre com a parceria de João e Juraíldes na bela “Cores do Sertão”, na evocação das festas juninas com toda a sua plenitude e beleza. O arranjo do competente João Castilho dá o tom nas festividades eternas do sertão que habita em nós.

Almir Sater: o músico contribuiu na feitura do disco de João Caetano | Foto: Divulgação

Almir Sater e seu magistral violão

Almir Sater acompanha com seu magistral violão o “Tal 1”, letra de David Isaac, viajante de letras incríveis, com arranjo do consagrado Luiz Cláudio Ramos, maestro das canções de Chico Buarque. O “Tal 1” trafega por infâncias e sonhos, por brincadeiras de crianças e gibis da memória, mil lugares ensaiando as “Mil Voltas”.

Nesta viagem de “Mil Voltas”, os temas infantis foram constantes. Em “Amarelinha” e o “Tal 2”, com arranjo de Almir Sater, David Isaac descreve as peripécias e a vida da criança do interior, do jogo de amarelinha, do tempo que, praticamente, não existe, mas que perpetuou na memória. Valeu, por tudo isso, a regravação de “O Tal”, do disco “João”.

A presença de Almir, sua musicalidade somada à de João, é mais que simbólica: uma perfeita morada dentro dos labirintos do sertão de Guimarães Rosa.

 Em “Berço da Alegria” eu e Tavinho fizemos uma bela homenagem aos nossos netos, André e Francisco. Brincamos com épocas e roupas, com brincadeiras e vislumbramos a eles nossa alegria em tê-los, mesmo que a ausência não altere o amor da vida, onde nenhuma noite é maior que o dia.

Se Tavinho não conheceu o neto André, o neto conheceu o avô. Francisco, meu neto, sorri quando escuta, mesmo em seus 2 aninhos de sorriso aberto. E João, interpreta com a emoção devida de quem faz jus ao belo arranjo de Luiz Cláudio Ramos.

O maestro Luiz Cláudio Ramos e João Caetano | Foto: Divulgação

Outra faixa que evoca a infância foi feita por nós dois em “Carrossel”. Uma letra para meu neto, de saudosa memória, Felipe, voando na garupa de um carrossel, em uma noite estrelada de Van Gogh com cores de Renoir. O retrato exato da saudade em cores impressionistas. Um arranjo magistral de Luiz Cláudio Ramos com João e Bia Tavares somam suas vozes com um coro encantado de crianças. Fiquei maravilhado quando ouvi.

Há em “Mil Voltas” um resgate da infância em várias canções. Infância descrita, saudosa, plena de vida, de brincadeiras que já não existem, de crianças no interior do interior. Quem viveu, como nós, tudo isso pode escrever sobre. Quem viveu como João o fez, pode dar “Mil Volta”, mas retorna ao cordão umbilical.

João fez uma linda parceria com Carlos Brandão, um mestre de lindas canções, velho parceiro de letras em quatro mãos, na homenagem a Mossâmedes: “Minha Aldeia”, onde brilha na voz de João o sentimento e novamente o competente arranjo de Luiz Cláudio Ramos.

Pé no samba de João Caetano e Cora Coralina

Estátua de Cora Coralina na Cidade de Goiás | Foto: Euler de França Belém/Jornal Opção

A vivência no Rio de Janeiro, por longos e muitos anos, deram a João, além da inspiração musical vilaboense, um pé no samba.

Fizemos juntos alguns sambas já gravados e, em “Mil Voltas”, o capricho musical e de letras adequadas coube a David Isaac em “Quem Nem Quem Tem” e “O Samba Sorri”.

Cumpri várias vezes este papel pois Tavinho não gostava de escrever letras de samba. Ríamos muito disso. David o faz com maestria com belos arranjos de Luiz Cláudio Ramos e Cláudio Jorge.

Pra não ficar de fora, fizemos um samba dolente, “O Céu no Chão”, arranjado por Cláudio Jorge, uma viagem pelos caminhos do samba, a paixão brasileira, malandro e boa gente. Um feliz casamento entre música e letra.

Assinamos juntos mais duas canções: “Cartas Antigas” e “Bituca”. Na primeira uma lembrança plena de saudades e recordações e o espanto de quando de, um dia, não receber as cartas de mãe e o seu significado para o filho ao longe, onde a voz emocionada de João complementa o arranjo impecável de Luiz Cláudio Ramos.

Já em “Bituca” fizemos uma homenagem a Milton Nascimento e João Castilho mostra toda a força da canção com um coro barroco maravilhoso. João mostra aqui toda a sua reverência ao Mago da Voz. Dissemos: “A voz de Deus na voz/Um anjo que conduz, Mostra pra todos nós/Que o som se torna luz.”

Por fim, chegamos na linda “Casa da Ponte”, onde João e David Isaac fazem uma inspirada homenagem a Cora Coralina e, por extensão à eterna Vila Boa.

Luiz Cláudio Ramos mostra toda a sua versatilidade e incorpora a goianidade na concepção do arranjo. Fechamos com “Mil Voltas”, música título de João e David Isaac, arranjo de Luiz Cláudio Ramos, onde fica sintetizado as andanças de nosso autor, suas viagens feitas e imaginadas e a necessidade de um dia parar. Só esperamos que não pare com a música.

Em todo o conjunto da obra, os melhores músicos do país estão presentes nas diversas faixas. Sempre foi, do estilo de João Caetano, o capricho, o cuidado e a concepção artística e de busca da perfeição em toda a sua obra. “Mil Voltas” é um exemplo perfeito de toda a sua trajetória musical e artística. Um disco para o presente e para o futuro. Há um lugar na música brasileira — portanto, global — tanto para o disco quanto para João Caetano.

Nasr Fayad Chaul, professor titular da Faculdade de História da UFG (aposentado), doutor em História Social pela USP, compositor, gestor cultural, sócio emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás-IHGG, membro da UBE-Goiás, assessor cultural do Tribunal Regional Eleitoral (TER) e ocupante da cadeira 3 da Academia Goiana de Letras (AGL). Autor de, entre outros livros. “A Construção de Goiânia e a Transferência da Capital” e “Caminhos de Goiás: da Construção da Decadência aos Limites da Modernidade”. É colaborador do Jornal Opção.

O post João Caetano fez, em Mil Voltas, um disco para o ouvinte do presente e para ficar na história da música brasileira apareceu primeiro em Jornal Opção.

Читайте на сайте


Smi24.net — ежеминутные новости с ежедневным архивом. Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. Абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию. Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть —онлайн с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии. Smi24.net — живые новости в живом эфире! Быстрый поиск от Smi24.net — это не только возможность первым узнать, но и преимущество сообщить срочные новости мгновенно на любом языке мира и быть услышанным тут же. В любую минуту Вы можете добавить свою новость - здесь.




Новости от наших партнёров в Вашем городе

Ria.city
Музыкальные новости
Новости России
Экология в России и мире
Спорт в России и мире
Moscow.media






Топ новостей на этот час

Rss.plus





СМИ24.net — правдивые новости, непрерывно 24/7 на русском языке с ежеминутным обновлением *