Estudante desiste da USP por receio da violência e escolhe ficar no Espírito Santo
Outro estudante desistiu de estudar na Universidade de São Paulo (USP) por receio da violência. Na terça-feira, 27, o goiano Enzo Remy optou por cursar Direito na Universidade Federal de Goiás (UFG), apesar de aprovações na USP e em outras federais. Agora, Juan Pablo Ottoni escolheu permanecer no Espírito Santo e cursar Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), invés de ir para São Paulo.
“Temos certos receios em São Paulo por causa da violência urbana”, contou Joselina Ottoni, mãe de Juan Pablo, ao Jornal Opção. “Mesmo sabendo que meu filho terá muitas oportunidades na USP, a questão da segurança ainda nos preocupa. Estamos felizes com o resultado e ficaremos por aqui. Seria hipocrisia da minha parte dizer que o Espírito Santo não tem violência urbana, mas, como já moramos aqui e conhecemos, tudo se torna mais fácil”, afirmou.
O resultado foi divulgado nesta quarta-feira, 29, e Juan Pablo foi aprovado em primeiro lugar em Engenharia Mecânica na UFES. Apesar de considerar a USP ideal para quem busca alto nível acadêmico, sobretudo em pesquisa e projeção internacional, Joselina elogia a federal do Espírito Santo: “Excelente para quem busca ensino público de qualidade. Temos aqui boa formação profissional e um ambiente equilibrado”.
Ao mesmo tempo, Joselina comentou que não teria problemas caso o filho optasse por uma instituição goiana. “Acredito que, como em todas as cidades, a segurança pode variar conforme a região e os horários”, mencionou.
Com a divulgação da lista de aprovados nesta quinta-feira, 29, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), as matrículas devem começar na próxima segunda-feira, 2. Neste ano, não haverá novas chamadas, mas apenas uma lista de espera, cuja convocação terá início em 11 de fevereiro.
Leia também: Mesmo aprovado na USP, jovem decide cursar Direito em Goiás por conta da segurança pública
O post Estudante desiste da USP por receio da violência e escolhe ficar no Espírito Santo apareceu primeiro em Jornal Opção.