Governo Trump diz que postagem ofensiva contra casal Obama foi erro de funcionário
O governo de Donald Trump afirmou nesta sexta-feira, 6, que foi um erro a publicação de um vídeo que retratava o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama como macacos. Segundo a Casa Branca, o conteúdo foi postado equivocadamente por um funcionário do governo na rede social Truth Social e permaneceu no ar por quase 12 horas, sendo removido após forte repercussão negativa.
Inicialmente, a porta-voz da Casa Branca classificou o vídeo como um “meme da internet” e minimizou as críticas. A publicação gerou indignação entre democratas e republicanos, que a consideraram racista e ofensiva. O presidente Trump não se manifestou sobre o caso até a última atualização.
O vídeo incluía teorias conspiratórias sobre as eleições de 2020, repetindo alegações falsas de fraude envolvendo a empresa Dominion Voting Systems. Líderes políticos, como o senador republicano Tim Scott e o governador da Califórnia, Gavin Newsom, condenaram o conteúdo. Aliados de Obama também criticaram duramente a publicação.
Desde o início de seu segundo mandato, Trump intensificou o uso de conteúdos provocativos e imagens geradas por inteligência artificial, ao mesmo tempo em que conduz uma agenda contrária a políticas de diversidade, equidade e inclusão no governo federal.
Obama é o único presidente negro na história dos EUA e apoiou a rival de Trump, Kamala Harris, na disputa de 2024.
Leia também: Trump publica vídeo que retrata Barack e Michelle Obama como macacos
O post Governo Trump diz que postagem ofensiva contra casal Obama foi erro de funcionário apareceu primeiro em Jornal Opção.