Ministro do STJ pede afastamento de 90 dias e diz que importunação sexual não aconteceu
O ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), apresentou nesta terça-feira, 10, um atestado médico solicitando licença de 90 dias por recomendação psiquiátrica. Aos 68 anos, o magistrado enfrenta acusações de importunação sexual feitas por uma jovem de 18 anos.
Na manhã desta terça, os ministros do STJ realizaram uma segunda reunião extraordinária para discutir o caso. O encontro ocorreu a portas fechadas, um dia depois de Buzzi ter encaminhado uma carta aos colegas em que nega as acusações e afirma que jamais teria adotado conduta que desonrasse sua família ou a magistratura.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) confirmou na segunda-feira, 9, o recebimento de uma segunda denúncia contra o ministro. A primeira, apresentada na semana passada, partiu da mesma jovem de 18 anos, filha de amigos de Buzzi, que o acusa de tentar agarrá-la durante um banho de mar em Balneário Camboriú, Santa Catarina, no mês passado.
A jovem já prestou depoimento à Polícia Civil e ao CNJ. O caso também é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em razão do foro privilegiado do ministro. Paralelamente, o STJ instaurou uma sindicância interna para apurar os fatos.
Após a primeira denúncia, Buzzi foi internado em um hospital de Brasília e apresentou um atestado médico justificando afastamento inicial. Agora, solicita a ampliação da licença por três meses.
Na carta enviada aos colegas, o ministro destacou sua trajetória profissional e pessoal, afirmando que confia na apuração técnica e imparcial das acusações. Ele disse estar “de consciência tranquila, mas alma agitada” diante da repercussão do caso e agradeceu aos que lhe concederam o benefício da dúvida.
Leia também:
José Nelto detalha reunião com ANTT que trata sobre o fim de concessões em rodovias goianas
Especialista aponta para riscos de divulgação indevida de Harmonização Orofacial
Mineradora que atua em Minaçu recebe aporte US$ 565 milhões da DFC para ampliar operações no país
O post Ministro do STJ pede afastamento de 90 dias e diz que importunação sexual não aconteceu apareceu primeiro em Jornal Opção.