Comércio de Goiás aposta em datas sazonais para aquecer vendas
O comércio goiano tem nas datas sazonais um aliado estratégico para manter o setor aquecido e garantir estabilidade financeira ao longo do primeiro semestre. Em entrevista ao Jornal Opção, Christian Pereira, vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL-GO), destacou, nesta quarta-feira, 18, a importância dessas ocasiões para estimular o consumo e ajudar os lojistas a se planejarem melhor.
Christian Pereira, vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL-GO) | Foto: Acervo Pessoal
“Essas datas sazonais têm um papel importante para manter o comércio aquecido nesse primeiro semestre. Elas estimulam o consumo e também ajudam os lojistas a se planejarem melhor, tanto organizando o estoque, preparando campanhas, deixando as lojas prontas para atender o consumidor. Essas datas ajudam a manter o ritmo das vendas, dando mais estabilidade para o comércio ao longo do tempo”, afirmou.
Entre os destaques está o Dia das Mães, considerado o “Natal do primeiro semestre” e apontado como a segunda data mais importante do ano para o varejo. “É uma data com um apelo emocional forte, e isso faz com que praticamente todos os segmentos sejam impactados positivamente. Para muitos lojistas, é uma data decisiva para o resultado financeiro do semestre”, ressaltou Pereira.
Ele também destacou o crescimento do Dia Internacional da Mulher, que vem ganhando cada vez mais força no comércio. “A gente percebe que os lojistas estão investindo mais em campanhas, na decoração, em ações específicas para a data, e isso tem refletido diretamente no aumento das vendas, principalmente nos setores de presentes, perfumaria, vestuário, que é uma data que vem crescendo ano após ano”, disse.
O calendário segue com a Páscoa, que movimenta o setor alimentício e de presentes, e culmina no Dia dos Namorados, responsável por fechar o semestre com bom volume de vendas. “Essa data tem um papel estratégico porque ajuda a fechar o primeiro semestre com um bom volume de vendas. E isso dá ao comércio uma segurança maior, uma ‘gordura’, para enfrentar o mês de julho, que normalmente é um período de menor movimento, até que as vendas voltem a crescer novamente em agosto com o Dia dos Pais”, explicou.
Questionado sobre a retração natural no início do ano, Pereira apontou que o consumo elevado no fim do ano é determinante. “Normalmente as vendas de final de ano são mais fortes por causa, principalmente, do Natal. Vem a questão do décimo terceiro, então o pessoal gasta muito no final do ano e aí no começo do ano tem essa retraída. O pessoal ainda está, às vezes, pagando as compras, se recuperando das compras de final de ano, que quando é final de ano se intensifica bastante. Então é natural que esse primeiro semestre seja um pouco mais fraco mesmo”, avaliou.
Ele também destacou a adaptação dos lojistas ao novo perfil do consumidor. “O lojista vem investindo em campanha, organização das lojas e também no digital, que hoje o consumidor pesquisa mais antes de comprar. Então o comerciante tem se adaptado a essa realidade, integrando a parte de venda física e online, ampliando assim as oportunidades de vender”, afirmou.
Por fim, Pereira reforçou que a expectativa é positiva. “São campanhas específicas e segmentos específicos. De forma geral, a expectativa de venda para esse semestre é positiva. O comércio tem se preparado e essas datas são fundamentais para impulsionar as vendas e manter o setor forte durante o primeiro semestre”, concluiu.
Leia também:
Os 5 novos nomes de Goiás que devem oxigenar a direita nas eleições de 2026
Goiano cria jornada de RPG baseada no acidente do Césio 137
O post Comércio de Goiás aposta em datas sazonais para aquecer vendas apareceu primeiro em Jornal Opção.