11º dia de campanha: Ventura e Marques Mendes rumam a norte
André Ventura vai ter arruada no centro do Porto e Marques Mendes regressa a "casa", em Fafe. Restantes candidatos vão estar, em larga medida, perto da região de Lisboa.
André Ventura vai ter arruada no centro do Porto e Marques Mendes regressa a "casa", em Fafe. Restantes candidatos vão estar, em larga medida, perto da região de Lisboa.
A retalhista de luxo em dificuldades está a finalizar um financiamento de 1,75 mil milhões de dólares com os credores, para manter abertas as suas icónicas lojas Saks Fifth Avenue, Bergdorf Goodman e Neiman Marcus.
Média global em 2025 foi de 14,97 ºC, pouco mais de meio grau acima da média entre 1991 a 2020, mas uma décima abaixo do registado no ano mais quente de sempre. Ainda há esperança, diz climatologista.
O CEO da Saks Global Enterprises, Richard Baker, vai deixar o cargo menos de duas semanas depois de assumir funções, e quando o conglomerado de luxo em dificuldades que o próprio criou se prepara para se reestruturar.
Neste episódio de A História Repete-se, Margarida de Magalhães Ramalho e Lourenço Pereira Coutinho convidaram o jornalista João Reis Alves, autor do livro “A segunda volta, 1986: as eleições que mudaram o país” para conversar sobre as históricas eleições presidenciais de 1986. Qual era o contexto político, económico e social português nas vésperas destas eleições?
Marques Mendes mostra "dificuldades na mobilização da audiência e na criação de uma relação digital significativa". Ventura lidera em termos de escala, não em engagement. Seguro e Cotrim de Figueiredo disputam eleitores. Um estudo de dois professores do IPAM analisa a forma como os candidatos usam as redes
Aliados da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) viram o vídeo do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, publicado por ela nas redes sociais como um recado ao enteado mais velho, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com quem ficou contrariada pelo anúncio da pré-candidatura à Presidência. Leia mais (01/14/2026 - 04h04)
A possibilidade de crescimento de uma ala do centrão nas eleições de outubro ameaça o poder do atual presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Leia mais (01/14/2026 - 04h02)
O retrato geral da ciência portuguesa deveria preocupar-nos a todos, numa altura em que se discute a forma que terá o futuro do financiamento e organização da ciência nacional. Opinião de João Ramalho-Santos
Os países ocidentais revelam sua própria impotência ao tentarem combater a dissidência e proibir a mídia russa, disse Jacques Baud, ex-conselheiro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e coronel aposentado do Estado-Maior das Forças Armadas da Suíça.
Neste episódio da Lei da Paridade, Adriana Cardoso, Leonor Rosas e Maria Castello Branco debatem-se as alegações de assédio relativas a Cotrim de Figueiredo e de como as mesmas estão a afetar a campanha presidencial.
O candidato Liberal pede a Montenegro o voto do PSD para impedir a eleição dos candidatos do PS e do Chega. Cotrim recorda que confiou no PSD quando apoiou Moedas e Pedro Duarte.
Kryvyi Rih, terra natal do líder ucraniano, voltou a ser bombardeada esta terça-feira à noite por Moscovo. Ataque com drones deixou mais de 700 edifícios sem aquecimento. Não há registo de vítimas.
Em 2025, 64% dos brasileiros declararam não consumir álcool. A mudança é puxada sobretudo pelos mais jovens. A abstinência subiu de 46% para 64% entre os de 18 a 24 anos e de 47% para 61% na faixa de 25 a 34 anos, segundo a pesquisa "Álcool e a Saúde dos Brasileiros: Panorama 2025", realizada pela Ipsos-Ipec a pedido do Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool). Leia mais (01/14/2026 - 04h00)
Embora a Venezuela tenha relevantes volumes de petróleo no subsolo, o incremento da produção local esperada pelo governo Donald Trump depende de diversas condições econômicas, que não são realidade neste momento e nem devem voltar a ser no futuro, segundo especialistas no setor ouvidos pela Folha. Leia mais (01/14/2026 - 04h00)
A imagem de gasolina jorrando como se fosse um poço de petróleo nos filmes da TV chamou a atenção na zona rural de Orlândia, cidade do norte paulista, a 365 km da capital paulista. O caso, ocorrido em outubro do ano passado, ajudou a inflar a alta nas estatísticas de furto de derivados de petróleo transportados em dutos no país. Leia mais (01/14/2026 - 04h00)
Chay Suede não fazia ideia de que profissão teria quando, ainda muito jovem, estrelou um vídeo publicitário hospitalar coordenado pelo pai. Anos depois, também para dar uma mãozinha ao genitor, se vestiu de monstro e deu sustos no público de uma atração de terror de shopping. Leia mais (01/14/2026 - 04h00)
Há alguns anos, seria difícil imaginar marcas chinesas fazendo sucesso nos Estados Unidos. Hoje, porém, consumidores em Manhattan podem ir a loja da varejista chinesa Urban Revivo para comprar roupas que estão em alta no TikTok, aplicativo da ByteDance, outra empresa da China. Depois, podem emendar um latte da Luckin Coffee ou um sorvete da Mixue, ambas redes chinesas recém-chegadas em Nova York. Leia mais (01/14/2026 - 04h00)
Álvaro Pereira Júnior escreveu em 2011 que quebrou um jejum de mais de uma década para comprar o New Musical Express, o semanário londrino que, segundo ele, "pauta 100% da imprensa musical do planeta". Foi atraído pela capa sobre os 20 anos de "Nevermind", do Nirvana, e disse ter encontrado uma publicação vibrante e disposta a exaltar ou destruir um disco sem cerimônia. Leia mais (01/14/2026 - 04h00)
A História é cruel, mas não é inútil. Ela cria um destino comum, ainda que de forma desigual. Opinião de Elísio Macamo
Um relatório de Outubro de 2024 já defendia a necessidade de o serviço ser “realocado com carácter de urgência”, mas obras ainda não avançaram.
A industrialização da construção — baseada em fábricas, precisão, componentes repetíveis e digitalização — é o caminho óbvio para superar a baixa produtividade e a dificuldade de escalar que marcam o setor
É urgente desmistificar o VSR, tirá-lo da sombra das doenças pediátricas e colocá-lo no radar da prevenção dos adultos mais velhos. Só podemos prevenir o que conhecemos!
Vivemos um tempo de paradoxos e o modo diferente de fazer política está a ganhar uma nova forma, muitas vezes sem que o reconheçamos plenamente
A diferença entre as temperaturas registadas em 2025 e em 2024 (o ano mais quente de sempre) foram mínimas, confirmando que a tendência do aquecimento global se mantém, aponta relatório do programa europeu Copernicus